Avós como Nós  

 

No que toca às relações intergeracionais familiares, é importante referir que nas sociedades industrializadas, como Portugal, os avós são o apoio das famílias, para ambos os progenitores que trabalham e necessitam de deixar os netos com os avós quando assim é possível. Sampaio (2008) refere mesmo que "os avós são os grandes educadores da atualidade, os reservatórios da família que asseguram a continuidade da história da família ao longo das gerações”.

Azeredo (2011) acrescenta mesmo que as relações intergeracionais têm que ser estimuladas, para se favorecer a proximidade afetiva e de comunicação, para a qual os idosos têm que estar preparados, possibilitando a jovens e idosos uma linguagem comum de entendimento.

 

Neste sentido, desenvolvemos um serviço para proporcionar, às crianças e seus avós, vivências coletivas e de socialização. O programa Avós como Nós foi especialmente desenhado para a construção da rede social das famílias jovens, que precisam do apoio dos avós, promovendo as relações sociais. 

 

 

 

 

 

 

 

AVÓS E NETOS

Um serviço onde as crianças e os seus avós podem usufruir de várias atividades desenvolvidas para uma vivência coletiva e de sociabilização, proporcionando momentos de partilha e experiências únicas.

 

Algumas atividades:

- Música e canto

- Brincadeiras imaginativas

- Jogo ao ar livre

- Leituras

- Ginástica

- Arte e atividades artesanais

- Saídas culturais

O funcionamento e as atividades estão ligadas a profissionais de educação, psicólogos, nutricionistas, contadores de histórias, músicos, entre outros.

GERA GERA

Gerações Unidas a Gerar